Data: 22/10/2020
A coordenação do projeto Formação Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas divulga o resultado da 2ª Chamada Pública de alunos (médico, enfermeiro e gestor, da APS, e gestor da VS) habilitados para o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas.
Confira o resultado final (19 de outubro de 2020)
Confira o resultado (12 de outubro de 2020)
Confira o resultado final (17 de agosto de 2020)
Confira o resultado (10 de agosto de 2020)
Próximos resultados:
- 14 de dezembro de 2020;
- 01 de fevereiro de 2021.
Data: 22/10/2020
Os certificados dos alunos que concluírem o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas estarão disponíveis em até 60 dias a contar da data de conclusão do curso. De acordo com a Secretaria Acadêmica, o prazo se faz necessário para poder cumprir trâmites internos da Instituição certificadora.
Os certificados estarão disponíveis no site do projeto Formação Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas (integradn.fiocruz.br) por meio do link destacado abaixo.
Clique aqui: https://competointegra.fiocruz.br/certificados-idn
Data: 03/07/2020
O resultado final da primeira chamada pública para seleção de alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas foi divulgado, no site, no dia 12 de junho de 2020.
Neste momento, a coordenação pedagógica do projeto está concluindo o processo de convocação dos tutores aprovados para, na sequência, compor as primeiras turmas de alunos do curso de aperfeiçoamento.
O início das primeiras turmas do curso está previsto para a segunda quinzena de julho de 2020. A partir desta data, os alunos aprovados serão comunicados, via e-mail institucional, sobre os próximos passos, realização de cadastro na plataforma da UNA-SUS, bem como sobre o início das aulas virtuais.
Aos aprovados, pedimos gentilmente que verifiquem suas caixas de e-mail regularmente, pois, em breve, entraremos em contato.
Cordialmente,
Coordenação do projeto Formação Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas
Data: 03/07/2020
A Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas, do Instituto de Comunicação e Informação Científica Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), no uso de suas atribuições regimentais, torna públicos os critérios para convocação de tutores para atuação no referido Curso de Aperfeiçoamento.
Em consonância com os Editais de Seleção Pública, todos os tutores aprovados nas respectivas turmas de formação permanecerão no cadastro de reserva para exercer atividades de tutoria, até maio de 2021.
A convocação de tutores aprovados seguirá os seguintes critérios:
Os tutores que atenderem os critérios acima citados receberão convocatória da Coordenação do curso, no e-mail cadastrado no ato da inscrição ao processo seletivo, com prazo de 2 (dois) dias úteis para manifestação de interesse. A não confirmação do aceite para atuar como tutor, no prazo acima previsto, implicará na atribuição da turma a outro tutor.
Data: 03/07/2020
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de divulgar a lista com pontuação dos candidatos selecionados da região Centro-Oeste para o Curso de Formação de Tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
Os candidatos que desejarem entrar com recurso deverão fazê-lo entre os dias 06/07/2020 e 07/07/2020 em formulário próprio no site integradn.fiocruz.br.
Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou qualquer outro e-mail que não seja a disponibilizado para esse fim, ou ainda, fora do prazo. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de reconsideração da decisão tomada pela Comissão de Seleção em relação ao recurso.
Data: 03/07/2020
A coordenação do projeto Formação Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas divulgou no dia 12 de junho de 2020 o resultado final da 1ª chamada pública de alunos (médico, enfermeiro e gestor, da APS, e gestor da VS) habilitados para o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde - Doenças Negligenciadas.
O início das primeiras turmas do curso está previsto para a segunda quinzena de julho de 2020. A partir desta data, os alunos aprovados serão comunicados, via e-mail institucional, sobre os próximos passos, realização de cadastro na plataforma da UNA-SUS, bem como sobre o início das aulas virtuais.
Data: 03/07/2020
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de divulgar a lista final dos candidatos selecionados da região Norte para o Curso de Formação de Tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
Conforme previsto nos editais, cada tutor ficará responsável por acompanhar uma turma de até 50 (cinquenta) alunos ao longo do processo formativo, totalmente realizado em formato EaD.
Data: 03/07/2020
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de divulgar a lista final dos candidatos selecionados da região Centro-Oeste para o Curso de Formação de Tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
Conforme previsto nos editais, cada tutor ficará responsável por acompanhar uma turma de até 50 (cinquenta) alunos ao longo do processo formativo, totalmente realizado em formato EaD.
Data: 03/07/2020
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de divulgar a lista final dos candidatos selecionados da região Nordeste para o Curso de Formação de Tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
Conforme previsto nos editais, cada tutor ficará responsável por acompanhar uma turma de até 50 (cinquenta) alunos ao longo do processo formativo, totalmente realizado em formato EaD.
Data: 16/03/2020
A coordenação executiva do Projeto Formação Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas comunica a todos que, diante do cenário nacional e internacional, de pandemia em consequência do Coronavírus, está empenhada, junto ao Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, em articular novas estratégias para evitar deslocamentos e aglomerações para cumprir a formação de tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
A formação presencial de tutores da região sudeste, até então, prevista para os dias 23 e 24 de março de 2020, na cidade do Rio de Janeiro, foi cancelada, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde brasileiro.
Para cumprir com a formação, a coordenação do projeto está trabalhando na reconstrução de uma formação que seja 100% virtual, com videoaulas e conteúdo autoinstrucional. Nos próximos dias, a coordenação acredita que este novo modelo esteja pronto, testado e validado. Os tutores selecionados receberão um e-mail com as novas datas de formação em formato EaD.
Quatro Chamadas Públicas abertas
Após encerrar o processo de seleção de tutores para o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas na região sudeste, o Projeto lançou quatro novas chamadas públicas para selecionar tutores das regiões centro-oeste, nordeste, norte e sul. Nas chamadas, os interessados podem conferir detalhes para a inscrição e o cronograma de formação presencial dos tutores selecionados. Até o presente momento, tais datas estão mantidas.
Data: 04/03/2020
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de divulgar, no dia 04 de março de 2020, a lista dos candidatos selecionados da região sudeste para a formação de tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas.
De acordo com o Edital, os candidatos têm os dias 05 e 06 de março para entrarem com recursos pelo site integradn.fiocruz.br. O resultado final da seleção de tutores da região sudeste será divulgado no dia 09 de março.
Os selecionados passarão por um curso de formação com carga de 40 horas, sendo 16h presenciais, na cidade do Rio de Janeiro, e 24h em formato EaD. O período de formação vai do dia 23 até o dia 30 de março de 2020. Mais detalhes sobre a formação de tutores serão enviados para o e-mail dos aprovados.
Os candidatos selecionados farão parte do banco de tutores do curso, que deve iniciar as primeiras turmas de formação de alunos (médicos, enfermeiros e gestores) a partir de abril de 2020.
Novas seleções de Tutores
Desde o dia 19 de fevereiro de 2020, o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas está com novas chamadas públicas para seleção de tutores nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul.
Data: 28/02/2020
A coordenação do projeto Formação Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas comemorou o êxito da primeira chamada pública para seleção de tutores, na região Sudeste, para atuarem no Curso de Aperfeiçoamento em Formação Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas ao receber mais que o quíntuplo de inscrições para as 100 vagas ofertadas.
O Edital recebeu inscrições de todos os estados da região Sudeste, totalizando o número de 516 candidatos a realizar a formação, que acontece entre os dias 23 e 30 de março de 2020. O resultado final dos aprovados para o curso de formação de tutores será divulgado no próximo dia 09 de março de 2020.
O estado do Rio de Janeiro foi o que teve maior número de inscrições com 209 candidatos. Os paulistas ficaram com o segundo maior número de inscritos com um total de 148 formulários enviados. Os mineiros também demonstraram interesse em concorrer à chamada pública para serem tutores com 127 inscrições e o Espírito Santo encaminhou 21 inscrições.
Próximos passos
Com as inscrições encerradas no último dia 19 de fevereiro, na região Sudeste, a comissão de seleção tem até o dia 03 de março para analisar as inscrições. No dia 04 de março será divulgado o resultado, cabendo recursos nos dias 05 e 06 de março. No dia 09 de março será divulgada a lista final de candidatos aprovados. Acompanhe a divulgação em https://integradn.fiocruz.br/
Novas Chamadas abertas
Ao todo, o projeto ofertará 400 vagas, nas cinco regiões do Brasil, para a formação do banco de tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças negligenciadas. Por isso, fique atento às chamadas para a região Centro Oeste, Norte, Nordeste e Sul que já se encontram com suas inscrições abertas desde o dia 27 de fevereiro de 2020.
Centro-Oeste: Inscrição até 20/03 - Formação em Brasília em 22 e 23/04 (presencialmente) e 24 a 29/04 (a distância) - Acesse o edital
Nordeste: Inscrição até 16/04 - Formação em Recife em 19 e 20/05 (presencialmente) e 21 a 26/05 (a distância) - Acesse o edital
Norte: Inscrição até 22/05 - Formação em Belém em 25 e 26/06 (presencialmente) e 27/06 a 02/07 (a distância) - Acesse o edital
Sul: Inscrição até 19/06 - Formação em Florianópolis em 22 e 23/07 (presencialmente) e 24 a 29/07 (a distância) - Acesse o edital
Para participar da seleção de tutores, é preciso ter diploma de graduação na área da Saúde e pós-graduação lato e/ou stricto sensu ou residência na área de Saúde Coletiva/Pública, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, os interessados precisam comprovar experiência na assistência e/ou gestão, na área da Atenção Primária e/ou Vigilância em Saúde de, no mínimo, 2 (dois) anos.
Os candidatos selecionados passarão por uma formação com carga horária total de 40 horas, sendo 16 horas presenciais. Os selecionados terão hospedagem e alimentação custeadas pelo projeto, além de ajuda de custo para deslocamento.
Sobre o Curso de Aperfeiçoamento
O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde – Doenças Negligenciadas tem o objetivo de promover a discussão da integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde, no âmbito das doenças negligenciadas. Ao todo, serão ofertadas 18 mil vagas, em todo o território nacional, para médicos, enfermeiros e gestores do Sistema Único de Saúde.